Atualização da Análise - Ibovespa e Dow Jones de 28.10.2009

Desde a publicação da minha última análise o S&P chegou a subir 7,3% e o Ibovespa 18,3%. Essas altas foram entretanto, segundo a minha leitura, apenas movimentos de retorno à antiga reta suporte que por ter agora oferecido resistência, confirma o rompimento da tendência de alta de médio prazo (iniciada em 03/2008) e por conseguinte nossa análise anterior. Somente o rompimento dos últimos topos é que anularia essa análise e poderia levar os preços a níveis mais altos.

Mais do que nunca é importante que qualquer investidor que tenha uma carteira de ações que não seja para mais de  5/10 anos pense seriamente em colocar suas ordens de stop para que suas posições sejam liquidadas automaticamente caso minha análise (e a de vários outros analistas) esteja certa.
Veja novamente no primeiro gráfico onde se encontram os preços em termos do canal de alta de longo prazo que o gráfico mostra e que contem as cotacões desde 1963. Agora não é a hora, definitivamente, de se estar na Bolsa sem proteção.

Se você não pensa em deixar o capital na Bolsa por 5 a 10 anos que tem sido historicamente, o tempo que o mercado demora para voltar para a parte de cima do canal - Coloque suas ordens de stop para que caso a baixa venha como acredito e parece que os gráficos estão mostrando cada vez com mais clareza, você não fique como no ano passado muitos ficaram, jogando com a esperança que os preços voltem e sem fazer nada, apenas olhando os preços caírem.

Aproveito para atualizar os graficos. E publicar alguns outros.
Gráfico do Ibov indexado em Dolar escala log longo prazo

Clique no gráfico para visualizar em tamanho maior
Ibov médio prazo
 Ibov curto prazo
O gráfico abaixo mostra a "cara" que o Brasil tem para os traders extrangeiros que operam em Nova York. Trata-se do ETF (Exchande-Traded Fund) do Brazil, o EWZ cuja reta suporte foi rompida com um gap hoje.
Gráfico do EWZ (ETF do Brasil) longo prazo, negociado em N.Y.
EWZ curto prazo
O Índice da Bolsa de Shanghai o EsseComp parece estar mostrando igualmente a reversão da tendência de alta de médio prazo iniciada no ano passado. Após ter rompido a reta suporte de médio prazo, conseguiu nova alta a partir de setembro mas agora rompeu a reta suporte de curto prazo e nos mostrou que não teve força para fazer um novo topo. Charles Dow observaria que a falta de força para romper o último topo e o fato de que tivemos um fundo inferior ao último fundo são indicações importantes que indicam que os touros estão mais fraços ao mesmo tempo que os Ursos mais fortes.
Índice da Bolsa de Shanghai o EsseComp longo prazo
Índice da Bolsa de Shanghai o EsseComp médio prazo
Índice da Bolsa de Shanghai o EsseComp curto prazo


No gráfico abaixo reside talvez a informação mais importante do porque os preços das Bolsas de Valores no mundo e em especial no Brasil podem começar a cair a partir de agora. Trata-se do Dolar Index, um ativo que representa o valor do Dolar perante uma cesta de moedas. Como se pode constatar no gráfico, seu comportamento é inversamente correlato ao comportamento do Bovespa, S&P, Petróleo, Ouro e demais commodities.
Em outras palavras, quando o dolar cai as bolsas e as commodities sobem... e vice versa.
Os gráficos abaixo parecem não deixar dúvida sobre o fato de que a tendência do dolar reverteu. O Euro que vem logo abaixo comfirma essa análise.
Gráfico do Dolar Index longo prazo
Gráfico do Dolar Index curto prazo
Gráfico do Euro


Os gráficos do Petróleo Londres e Nova York parecem estar também mostrando que a tendência de alta está revertendo
Gráfico do Petróleo Londres
Gráfico do Petróleo Nova York


Quero mostrar o gráfico que irei observar de perto agora, e principalmente durante a virada do ano a meados de janeiro que é do "Chicago Board Options Exchange's Volatility Index" chamado normalmente de VIX e conhecido como "Índice do Medo".
Se os mercados mundiais começarem a cair esse Índice estará subindo com certeza. Ocorre que ele é o que os americanos chamam de "Leading Indicator" ou seja um Indicador que lidera o mercado pois ele dá suas indicações antes do ativo que se quer analisar, no nosso caso o S&P.
Veja no primeiro gráfico do Vix abaixo como ele deu indicações em setembro, antes da queda mais violenta do S&P (linha verde). Antes do final de Setembro o Vix (linha verde) já estava dando indicações de alta.
Gráfico do VIX (Indice de Volatilidade) longo prazo
 
Gráfico do VIX (Indice de Volatilidade) longo prazo
Petrobras principalmente mas Vale também cujos gráficos estão a seguir, mostram em seus gráficos de curto prazo o movimento de retorno (Pull back) que ocorreu desde o final de outubro quando a reta suporte foi rompida e sugerem que a tendência de alta foi realmente revertida.
Gráfico de  Petrobras indexado em Dolar escala log curto longo prazo
Gráfico de Petrobras indexado em Dolar escala log curto prazo
Gráfico de Vale indexado em Dolar escala log curto prazo

Saudações e bons trades.

Fausto de Arruda Botelho CFTe; CNPI
Diretor Geral - Enfoque Informações Financeiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário